Bahia Política

Sem meias verdades

Salvador perde posição em ranking de cidades mais influentes do Brasil e do Nordeste

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Salvador foi classificada como o 9º centro de gestão do território mais influente do Brasil e o 3º do Nordeste, segundo o estudo “Gestão do Território” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (26). O levantamento mede a centralidade dos municípios com base em sua capacidade de comando e controle na rede urbana nacional, considerando fatores como ligações empresariais e gestão pública.

Nos critérios específicos, Salvador obteve o 12º maior índice de intensidade das ligações empresariais e o 9º maior índice de centralidade da gestão pública. No entanto, ficou atrás de Recife e Fortaleza em ambos os quesitos. Enquanto a capital pernambucana ficou na 4ª posição em gestão pública e na 10ª em conexões empresariais, Fortaleza ocupou o 8º e 7º lugares, respectivamente. No cenário nacional, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro lideraram como os principais centros de gestão do país.

Em comparação com a edição anterior do estudo, que utilizou dados de 2011, Salvador perdeu posições. A cidade, que antes ocupava o 9º lugar em intensidade empresarial e o 2º no Nordeste, foi superada por Fortaleza, caindo três posições no ranking nacional e uma no regional. A mudança reflete a evolução da dinâmica econômica e administrativa das capitais nordestinas nos últimos anos.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.