24 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Secretaria da Administração completa 40 anos plantando o futuro

Foto: Divulgação

A Secretaria da Administração (Saeb) alcança a marca de 40 anos de sua fundação plantando o futuro. Simbolicamente, 15 mudas de árvores foram plantadas no jardim em frente à sua sede, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quinta-feira (01/06). Na gestão, a Saeb também mantém o foco no futuro, executando políticas públicas para aprimorar a administração da máquina e melhorar a prestação de serviços para o cidadão.  Criado pela Secretaria, o projeto de Transformação Digital trouxe mais inovação e modernidade para o Estado.

Entre os projetos de Transformação Digital já implementados estão plataformas como SEI Bahia (site de processo eletrônico do Estado); RH Bahia (sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado); SAC Digital (portal de prestação de serviços públicos para o cidadão); CAF Digital (Cadastro Unificado de Fornecedores Digitalizado).

No dia de seu aniversário de fundação, a Secretaria da Administração ganhou as 15 mudas de árvores no jardim situado em frente ao prédio da sua sede, no CAB: Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau Brasil, dentre outras foram plantadas e regadas pelos servidores da Saeb. O secretário da Administração, Edelvino Góes, ajudou no plantio de uma muda, assim como os superintendentes da Pasta. Todos imbuídos na esperança que o trabalho de ontem e de hoje floresça e dê frutos no futuro.

Na comemoração do aniversário da Secretaria da Administração, os servidores também ganharam mudas de plantas, para semear o futuro, além de ouvirem apresentações de música. Os servidores mais antigos foram homenageados com vídeos exibidos, como dona Ivete Conceição, que tem 79 anos de idade e faz 40 de trabalho na Saeb este ano. Fez concurso para o estado na década de 70 e está na Secretaria desde a fundação, em 1983.

Aproveitando a experiência do passado, a Secretaria da Administração ajuda o estado a plantar o futuro. O secretário da Administração falou da fundação em 1983, da atualidade e projetou os próximos anos: “É o momento de comemorarmos essa marca de 40 anos, poucas instituições chegam a ter uma marca dessa. Mas também é um momento de reflexão, do quanto evoluímos desde 1983 para os dias atuais, em termos de responsabilidades, atribuições. Nossa missão é prover e gerir soluções integradas em gestão para que, justamente, consigamos ampliar o alcance das políticas públicas para o cidadão. É o momento de reconhecer essa trajetória de avanço e agradecer muito a equipe que participou de todo esse processo, de quem trabalhou ao longo dos 40 anos e quem ainda está aqui trabalhando, se dedicando”, analisou Góes.

A Saeb é responsável pela gestão das compras públicas estaduais, da política de recursos humanos, da previdência estadual, da assistência à saúde dos servidores. Também está em suas atribuições os serviços administrativos, a gestão da Rede SAC e o processamento de dados do Estado, além da disseminação de tecnologias de gestão para toda a administração pública.

Frutos – Um exemplo da disseminação de tecnologia que já deu frutos é o Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). Implantado pela Secretaria da Administração a partir de 2017, acaba de alcançar 5 milhões de processos. O SEI Bahia é um sistema de processo eletrônico do estado que acabou com processo em meio físico e extinguiu o uso de papel nessa atividade.

Instalado gradativamente nos órgãos da administração direta, indireta e nas empresas e fundações do estado, o SEI Bahia está consolidado no estado e apresenta números superlativos: o estado deixou de utilizar 762 milhões de folhas de papel ofício, gerando uma economia total de R$ 152 milhões, incluindo gastos com impressão, transporte, material de escritório, dentre outros.

Além de gerar economia para os cofres públicos, o SEI Bahia proporcionou mais eficiência para o estado, com ganhos de produtividade relevantes. A tramitação dos processos é muito mais rápida (porque tramitam eletronicamente ao invés de tramitar fisicamente), mais de um usuário pode trabalhar no processo simultaneamente, o SEI Bahia conta com módulo de assinatura digital, peticionamento eletrônico, dentre outras facilidades.

Ainda tem os resultados positivos dos sistemas RH Bahia, do SAC Digital, CAF Digital, todos implantados a partir de 2015, que estão promovendo uma verdadeira Transformação Digital no Estado e produzindo frutos para os baianos. (Saeb)