A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado realiza nesta terça-feira (8) uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 148/2015), que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), está em análise e prevê uma diminuição progressiva da carga horária.
Pelo texto original, a jornada passaria para 40 horas no primeiro ano de vigência, sendo reduzida em uma hora a cada ano, até alcançar as 36 horas semanais. Enquanto a transição não estiver concluída, o limite permanece nas atuais 44 horas. A audiência foi solicitada pelo relator da PEC, senador Rogério Carvalho (PT-SE), que apresentou parecer favorável à proposta.
O relatório sugere ainda emendas que garantam a manutenção dos salários durante o processo de redução da jornada e dois dias de descanso semanal, independentemente da carga horária. A medida tem como foco melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e incentivar um novo modelo de organização do tempo de trabalho.
Participam do debate representantes do Ministério do Trabalho, como Shakti Prates Borela, e do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), representado por Abel Santos. A audiência também está aberta à participação popular, com envio de perguntas por meio da Ouvidoria do Senado ou do Portal e‑Cidadania.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Governo perde rastreio de 7.600 armas de uso restrito
SEDUC promove ação sobre respeito e tolerância em SFC
Camaçari retoma castração gratuita de cães e gatos