Bahia Política

Sem meias verdades

Tarcísio admite disputar Presidência e conversa com Centrão

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Getting your Trinity Audio player ready...

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), começou a admitir publicamente a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2026. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, as articulações já estão em andamento nos bastidores, com destaque para o diálogo com partidos do Centrão.

A ideia é que Tarcísio se apresente como o nome de consenso da direita, com apoio formal de legendas como o Progressistas (PP), que já indicam o senador Ciro Nogueira como possível vice na chapa. Presidente nacional do PP, Ciro é visto como figura estratégica, com forte articulação em Brasília e presença política em diversas regiões do país.

Apesar do avanço nas conversas, o projeto depende da bênção do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda exerce forte influência sobre o eleitorado conservador. Aliados acreditam que Bolsonaro pode tentar emplacar sua esposa, Michelle, ou o filho Flávio Bolsonaro como vice, o que poderia mudar os rumos da aliança.

Nos bastidores, lideranças do Centrão pressionam por uma definição até o fim de 2025. A avaliação é que, se Bolsonaro demorar a se posicionar, é sinal de que pode lançar Flávio como cabeça de chapa. Enquanto isso, Tarcísio mantém a cautela, mas já se movimenta como pré-candidato.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.