O Conselho de Ética da Câmara iniciou nesta quarta-feira (13/12), uma investigação sobre a conduta do deputado André Janones (Avante-MG), acusado de envolvimento em uma suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete. Ex-assessores alegam ter repassado parte de seus salários ao deputado desde 2019, quando ele assumiu o primeiro mandato.
O Supremo Tribunal Federal (STF), com a relatoria do ministro Luiz Fux, está atualmente investigando o caso. Na mesma reunião, o Conselho de Ética arquivou um procedimento contra as deputadas Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e abriu processos contra outros seis parlamentares.
Entre no nosso grupo no WhatsApp (CLIQUE AQUI)
Essa é a fase inicial da apuração contra Janones no Conselho de Ética, com o presidente do colegiado, deputado Lomanto Leur Júnior (União-BA), ainda a definir o relator para o caso. Três nomes foram sorteados para conduzir as investigações, seguindo regras específicas do regimento interno.
A representação contra Janones foi apresentada pelo PL, alegando que desviar salários de servidores do gabinete para enriquecimento ilícito é inaceitável. O partido pede a perda do mandato do deputado, alegando desrespeito às regras éticas básicas e conduta criminosa.
O relator escolhido terá dez dias úteis para elaborar um parecer preliminar, sugerindo o arquivamento ou prosseguimento da investigação. Caso o processo continue, o deputado notificado apresentará sua defesa, seguida pela coleta de provas. O relator, então, elaborará um novo parecer, podendo recomendar a absolvição ou aplicação de punição, que varia de censura à perda do mandato. O deputado tem o direito de recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Se o Conselho de Ética decidir pela suspensão ou cassação do mandato, o processo segue para o plenário da Câmara, que terá a decisão final. O prazo máximo para a tramitação dos processos no conselho é de 90 dias.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Academia Pública de São Francisco do Conde será reaberta
Limpec abre cadastro para catadores atuarem no Camaforró 2025
Semiárido esquecido, diz ACM Neto em evento