O Brasil caiu 10 posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023 e ficou em 104º lugar, com 36 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (30/1) pela entidade Transparência Internacional.
O IPC mede como especialistas e empresários enxergam a integridade do setor público nos 180 países pesquisados. A nota vai de zero a 100, onde zero significa “altamente corrupto” e 100 significa “muito íntegro”.
Dessa forma, quanto maior a posição do país no ranking do IPC, menos corrupto ele será considerado. Atualmente, o Brasil ficou com a mesma pontuação de nações como Argélia, da Sérvia e da Ucrânia.
Entre os países das Américas, o Brasil ficou atrás, por exemplo, de Uruguai (76 pontos), Chile (66 pontos), Cuba (42 pontos) e Argentina (37 pontos).
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
O país mais bem classificado no ranking foi a Dinamarca, com 90 pontos. A Somália recebeu a menor pontuação, com 11 pontos.
Brasil nos anos anteriores
No ano anterior, em 2022, o Brasil havia ficado com dois pontos a mais e fechado o ranking na 94ª posição. O respectivo número ainda é menor do que a média global, que está em 43 pontos.
Esta é a segunda pior pontuação recebida pelo Brasil desde que o índice é calculado. Nos anos de 2018 e 2019 o país recebeu apenas 35 pontos.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Jovem com transtornos mentais é agredido em Camaçari
Otto Filho e Diego Coronel cobram debate em PLs fiscais
Lula discute modernização das estatais em reunião com 16 ministros