O ex-prefeito de Canavieiras, no sul da Bahia, Clóvis Roberto Almeida de Souza, conhecido como Doutor Almeida, sofreu mais um revés judicial em sua tentativa de recuperar os direitos políticos. Na última segunda-feira (25), a Justiça negou um recurso do ex-gestor que buscava anular a decisão da Câmara Municipal, responsável por cassar seu mandato em dezembro de 2023. Na época, Almeida foi acusado de irregularidades como não repassar verbas do INSS, negligência na arrecadação e abertura de crédito sem aprovação legislativa.
A ação movida por Doutor Almeida apontava supostas violações no processo de cassação, incluindo irregularidades na formação da comissão processante e desrespeito ao devido processo legal. No entanto, o juiz Bruno Borges Lima Santos, da Comarca de Canavieiras, considerou que os trâmites seguiram as normas legais, respeitando o contraditório e a ampla defesa. Além de rejeitar o pedido, o magistrado determinou que o ex-prefeito pague multa de R$ 5 mil em custas judiciais.
Após a cassação, o comando da prefeitura foi assumido pelo então vice-prefeito Paulo Carvalho (PTB), com quem Almeida já havia rompido politicamente. Carvalho, que venceu as eleições municipais deste ano, consolidou mais quatro anos à frente do Executivo local. Doutor Almeida já havia enfrentado problemas na Justiça em 2020, quando teve o mandato cassado por abuso de poder econômico, mas conseguiu reverter a decisão e concluir o mandato.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Prefeita Alessandra Gomes é afastada pela Câmara Municipal de Santo Amaro
Policial militar suspeito de homicídio deve se apresentar hoje
Mostra Contando Histórias expõe resultado de oficinas audiovisuais com estudantes