5 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

Justiça pede distribuição da relatoria da Overclean a Flávio Dino

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça Federal na Bahia solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Flávio Dino assuma a relatoria da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio milionário de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares. Inicialmente, o caso foi distribuído ao ministro Kassio Nunes Marques, que decidirá sobre a possível redistribuição, atendendo a um pedido da Polícia Federal (PF). A operação apura fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de engenharia, envolvendo movimentações suspeitas que ultrapassam R$ 1,4 bilhão.

A Polícia Federal justificou o pedido de mudança alegando conexão com outras investigações conduzidas por Flávio Dino relacionadas ao mau uso de emendas parlamentares. Em decisão recente, Dino suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas e destacou ações como a apreensão de dinheiro em um avião em Brasília, no âmbito da mesma operação. A PF aponta que a continuidade sob Dino facilitaria a unificação das investigações, devido à relevância e complexidade do caso.

A Operação Overclean ganhou destaque com episódios como o envolvimento de Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que teria jogado uma sacola de dinheiro pela janela durante a primeira fase da operação em Campo Formoso (BA). O caso chegou ao STF porque Elmar Nascimento e outros parlamentares com foro privilegiado figuram entre os investigados, intensificando os desdobramentos jurídicos e políticos da apuração.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.