O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres vítimas de violência que sofreram danos na saúde bucal. A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (3), inclui procedimentos como reconstrução dentária, próteses, tratamentos estéticos e ortodônticos. O atendimento será oferecido prioritariamente em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para acessar o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, será necessário apresentar documentos que comprovem a situação de agressão. Os critérios específicos para o atendimento ainda serão definidos pelo governo federal. A nova lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa para melhorar os serviços prestados.
De acordo com dados do governo, em mais de 60% dos casos de agressão doméstica, a face da vítima é o principal alvo, resultando em sequelas físicas e emocionais. A perda dentária ou danos à saúde bucal afetam não apenas a estética, mas também a autoestima e a reintegração social e profissional das mulheres.
Além de garantir acesso gratuito ao tratamento, o programa tem o objetivo de devolver dignidade às vítimas, proporcionando suporte para sua recuperação. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional no início de março e reforça o compromisso do SUS com a proteção e o bem-estar das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
PM apreende adolescente com drogas em Dias d’Ávila
STF cria nova indenização mensal de R$ 10 mil para juízes convocados
Governo regulamenta fiscalização de sites de apostas esportivas