8 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

AGU revisará informações antes de acionar STF sobre suspensão de emendas parlamentares

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que revisará cuidadosamente as informações solicitadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, antes de considerar qualquer pedido formal à Corte relacionado à suspensão do pagamento de emendas parlamentares. Segundo Messias, a análise será criteriosa e transparente, garantindo que todas as informações necessárias sejam enviadas ao STF antes de qualquer manifestação adicional sobre o caso.

A decisão de Flávio Dino, anunciada na última segunda-feira (23), suspendeu o pagamento de aproximadamente R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares. Além disso, o ministro determinou a abertura de um inquérito policial para investigar os critérios de liberação dos valores e exigiu que a Câmara dos Deputados publique, em até cinco dias, as atas das reuniões das comissões responsáveis por autorizar as emendas, promovendo maior transparência ao processo.

Em sua decisão, Dino destacou que a continuidade de denúncias sobre desvio de verbas públicas, obras inacabadas e apreensão de dinheiro de forma irregular fere os princípios constitucionais que regem a Administração e as Finanças Públicas. O ministro ressaltou que é urgente romper com esse ciclo de irregularidades que fragiliza a confiança nas instituições e prejudica diretamente a população brasileira.

Bahia Política

 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.