22 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Camaçari: Prefeitura entrega mais de 30 novos espaços de lazer e esporte em 2023

Foto; PMC

Ao longo de 2023, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), investiu em peso nas obras de construção e requalificação de espaços que promovem o lazer e o convívio social dos munícipes, contemplando moradores da sede e da costa da cidade, com a entrega de mais de 30 novos equipamentos. As benfeitorias visam garantir mais opções de divertimento e entretenimento para a população camaçariense, servindo, ainda, como mais uma forma de promover e fomentar a ocupação dos espaços públicos da cidade, também se tornando um impulso para a economia local.

Entre as iniciativas que marcaram o ano, se destaca a inauguração do Campo e Praça João Pinheiro, em Jauá, localizado próximo da Praça do Papagaio, com uma área de cerca de 7 mil metros quadrados (m²), que se tornou o primeiro campo da orla de Camaçari a receber gramado sintético. Outro equipamento também entregue na costa foi a nova Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, espaço popularmente conhecido como Tudão, em Vila de Abrantes, região que ainda foi contemplada com as praças Mutirão de Abrantes e São Bento, e o Campo de Estiva de Buris. Já Catu de Abrantes, recebeu a nova Praça do Divino Espírito Santo, que fica em frente à igreja de mesmo nome.

Na comunidade de Arembepe, houve a conclusão das praças da Pocobeira e Pedro Nascimento Oliveira, no Loteamento Fonte das Águas; e dos campos da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, do emissário submarino da Cetrel e do Loteamento Fonte das Pedras. Houve ainda as requalificações do campo de futebol dos residenciais Caminho do Rio e no de futevôlei do Caminho do Mar II, localizados na Via Atlântica (BA-530), conhecida como Estrada da Cetrel.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)

Prosseguindo com a disponibilização de equipamentos esportivos de alta qualidade, a sede do município também foi contemplada com a requalificação do novo campo com grama sintética na Arena Ueliton Carvalho Correia, localizada na Gleba C. Este equipamento, com pouco mais de 2.800 m², representa o segundo campo com gramado desse tipo na região, sendo o primeiro situado na Praça Álvaro Simas, no bairro Nova Aliança (Phoc I), que, inclusive, passou por obras de manutenção.

Outras benfeitoria entregue na Gleba C, foi a Pracinha da Serra Azul 2; no bairro Tancredo Neves (Phoc III), a Praça da Rua Potiraguá, situada nas proximidades da Escola Municipal Sônia Regina de Souza e a Praça Everaldo Alves de Souza (antiga Xingu), localizada na Rua Aymoré; no Renascer (Phoc II), foram entregues os campos da Acajutiba e o de Futevôlei do Residencial Alpha 1. Teve ainda a conclusão das praças da Gleba B e da Bíblia, na Gleba H; no Inocoop a Praça do Alto da Bela Vista e Mirante; no Verdes Horizontes as praças de Machadinho e Heloíno Duarte Nazaré; além dos campos da Lama Preta, do Parque Florestal, de Santa Maria e da Gleba E; e os campos de Futebol e de Futevôlei do Residencial Parque das Algarobas I, e do Jardim Limoeiro, bairro que também recebeu a Quadra Poliesportiva do Residencial Alpha.

Os trabalhos ainda seguem com 16 obras em andamento nas praças do Cristo Redentor; Boa Esperança, em Barra do Jacuípe; Nova Vitória, ao lado do Centro Educacional Paulo Freire; Parque Satélite; Parafuso; no Campo do 2 de Julho; Salustiano Santiago de Souza (antiga Praça das Amendoeiras), em Arembepe; e Rua Itacimirim, no Inocoop. Ainda no Complexo Esportivo de Arembepe; nos campos do Rodrigão, na Gleba C; da Millenium; de Landirana; de Barra de Jacuípe; e de Monte Gordo, ao lado da subestação.

Outras sete obras estão em execução ou em planejamento, para ter início ainda este ano. Sendo elas: a Praça da Rua da União, em Catu de Abrantes, a 2ª etapa da Praça da Matriz. Em Vila de Abrantes, e os campos de futebol dos residenciais Caminho do Mar I e II, localizados na Via Atlântica (BA-530), conhecida como Estrada da Cetrel; Campo do Phoc I – Nova Aliança; bom como os campos de Futevôlei, no Parque Verde I, e da Gaiola, em Areias.

Os serviços evidenciam o compromisso da gestão em atender às reivindicações e solicitações dos moradores das localidades, visando o bem-estar e a manutenção dos equipamentos públicos, e também abrangem trabalhos de manutenção em diversos outros equipamentos já finalizados.

Os trabalhos são realizados com objetivo de promover um ambiente de diversão para as famílias da comunidade, além de estimular e fortalecer a economia local. Dessa forma, os espaços passaram por uma verdadeira requalificação com a introdução de novos elementos, como academia ao ar livre, quadra poliesportiva, campo de futebol, futevôlei, parque infantil, arquibancada, bancos, vestiários, área técnica, pavimentação, iluminação em LED, como também a inclusão de quiosques, pergolados e demais itens.

Os investimentos foram divididos entre recursos próprios da administração municipal ou de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e de realizações do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental, por meio do convênio do poder público com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

A gestão municipal segue trabalhando em múltiplos espaços da cidade com a intenção de aprimorar a qualidade de vida dos munícipes, fomentar áreas de lazer seguras, atrativas, acolhedoras e importantes para o desenvolvimento econômico e social dos munícipes. À medida que Camaçari avança para 2024, novas ações estão programadas para contemplar cada vez mais os cidadãos e favorecer o conforto para visitantes e famílias camaçarienses.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.