22 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Com exceção da Bahia, diesel e gasolina estão mais baratos no Brasil do que no exterior

Foto; Rovena Rosa/Agência Brasil

Dez dias após a Petrobras reduzir o preço da gasolina e aumentar o do diesel em suas refinarias, ambos os combustíveis estão sendo comercializados no Brasil a preços médios mais baixos do que no mercado internacional, com exceção da Refinaria de Mataripe, na Bahia. Essa é a única unidade privada significativa no país que vende gasolina e diesel a preços superiores aos praticados no exterior, conforme relatório divulgado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

A Abicom informa que as oportunidades de importação estão indisponíveis há 16 dias. A empresa Acelen, que controla a Refinaria de Mataripe, está aplicando preços que ficam 3% acima do mercado internacional para a gasolina e 1% para o diesel.

Enquanto isso, as refinarias da Petrobras estão apresentando preços do diesel 3% abaixo da média do Golfo do México, utilizado como referência pelos importadores, e 2% menor na gasolina.

Essa redução na defasagem dos preços dos combustíveis ocorre em paralelo à diminuição do valor do petróleo do tipo Brent. Na última segunda-feira, dia 30, o preço fechou em queda de 3,19%, sendo cotado a US$ 86,35 o barril nos contratos para janeiro.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.