Camaçari está prestes a dar um passo significativo em direção à proteção e ao cuidado com os animais. O candidato a prefeito, Flávio Matos (União Brasil), anunciou na última segunda-feira (12), a proposta de criação da primeira Clínica Veterinária do município. A iniciativa busca incluir Camaçari entre as cidades que oferecem uma estrutura pública de saúde voltada para cães, gatos e outros animais.
“Estamos alinhados e comprometidos com essa pauta para garantir os direitos e a dignidade dos animais que têm lar, e também os errantes, que são aqueles animais que se encontram abandonados na rua”, afirmou Flávio Matos durante a apresentação da proposta.
A criação da clínica virá acompanhada da implantação da Diretoria de Proteção Animal de Camaçari (DIPAC), um órgão que será vinculado à Secretaria de Saúde e terá a responsabilidade de desenvolver políticas públicas focadas na proteção animal. Além disso, Flávio destacou a importância de ampliar a cobertura de atendimento através de convênios com clínicas privadas do município, facilitando o acesso ao atendimento público.
“A ideia é ampliar e facilitar o acesso aos serviços, garantindo que os animais tenham atendimento gratuito e de qualidade sempre que precisarem”, ressaltou o candidato.

Outro ponto importante do plano é a criação do CastraMóvel, um serviço de castração gratuita que funcionará de forma itinerante, atendendo todas as localidades da sede e da orla de Camaçari. Essa medida visa controlar a população de animais abandonados e mitigar problemas de saúde pública relacionados ao aumento de animais sem dono.
“Tudo isso vai entrar em nosso plano de governo. A diretoria já está registrada em nosso plano e eu estou aqui garantindo que a proteção animal será pauta prioritária no nosso governo”, reiterou Flávio Matos, reforçando seu compromisso com a causa.
Entre as novidades apresentadas, destaca-se também o SAMU PET, um Serviço de Urgência e Emergência para atendimento de animais, que foi muito bem recebido pelos defensores da causa animal presentes na reunião. “As pessoas têm essa dificuldade de locomoção para buscar o atendimento. Às vezes, não conseguem se deslocar por conta de dificuldade econômica mesmo, o Samu Pet pode mudar essa realidade”, concluiu.
Siga Bahia Política no Facebook , no X e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Bahia pode perder deputados com mudança na distribuição de vagas da Câmara
Justiça determina suspensão temporária das atividades do Arraial d’Ajuda Eco Parque por irregularidades ambientais
Após 20 anos, Celso Freitas se despede da Record