A ação tem como foco jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados, ampliando temporariamente a faixa etária recomendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que normalmente atende meninos e meninas de 9 a 14 anos. A iniciativa busca garantir que mais pessoas tenham acesso à proteção contra o vírus, prevenindo doenças como câncer de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.
Com duração prevista até o dia 13 de junho, a campanha contará com vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também em pontos estratégicos da cidade. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuarão diretamente nos bairros para mobilizar e conscientizar os jovens sobre a importância da imunização. Para facilitar ainda mais o acesso, um posto avançado de vacinação foi instalado no Parque Shopping, permitindo que aqueles com rotinas mais apertadas possam se vacinar fora do horário comercial.
Os atendimentos nas USFs acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já no posto do Parque Shopping, a vacinação será realizada de segunda a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Além dos adolescentes e jovens contemplados na campanha, a vacina contra o HPV segue disponível para outros públicos específicos, como pessoas imunocomprometidas entre 9 e 45 anos, pacientes vivendo com HIV, transplantados, pessoas em tratamento contra o câncer, vítimas de violência sexual e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.
A imunização contra o HPV é uma das principais estratégias de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e doenças graves associadas ao vírus. A Prefeitura reforça a importância da vacinação e incentiva pais e responsáveis a levarem os jovens aos postos de saúde para garantir a proteção. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Polícia Civil prende acusado de estupro em Porto de Sauípe
Caiado rejeita federação entre União Brasil e PP e critica estratégia política
Vagões exclusivos para mulheres serão implantados no metrô de Salvador