Bahia Política

Sem meias verdades

Lauro de Freitas amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Foto: Divulgação

A ação tem como foco jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados, ampliando temporariamente a faixa etária recomendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que normalmente atende meninos e meninas de 9 a 14 anos. A iniciativa busca garantir que mais pessoas tenham acesso à proteção contra o vírus, prevenindo doenças como câncer de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.

Com duração prevista até o dia 13 de junho, a campanha contará com vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também em pontos estratégicos da cidade. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuarão diretamente nos bairros para mobilizar e conscientizar os jovens sobre a importância da imunização. Para facilitar ainda mais o acesso, um posto avançado de vacinação foi instalado no Parque Shopping, permitindo que aqueles com rotinas mais apertadas possam se vacinar fora do horário comercial.

Os atendimentos nas USFs acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já no posto do Parque Shopping, a vacinação será realizada de segunda a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Além dos adolescentes e jovens contemplados na campanha, a vacina contra o HPV segue disponível para outros públicos específicos, como pessoas imunocomprometidas entre 9 e 45 anos, pacientes vivendo com HIV, transplantados, pessoas em tratamento contra o câncer, vítimas de violência sexual e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.

A imunização contra o HPV é uma das principais estratégias de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e doenças graves associadas ao vírus. A Prefeitura reforça a importância da vacinação e incentiva pais e responsáveis a levarem os jovens aos postos de saúde para garantir a proteção. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.