24 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Pacientes na fila da regulação superlotam UPA Queimadinha

Foto: Reprodução/PMFS

Na última quarta-feira (24), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Queimadinha, em Feira de Santana, que possui apenas 14 leitos, enfrentou uma superlotação com 16 pacientes internados. Em razão disso, a Secretaria Municipal de Saúde orientou a população a procurar outras unidades e policlínicas em casos de urgência e emergência. Além disso, 13 pessoas aguardam transferência para unidades hospitalares na cidade, com vagas disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)

Dentre os pacientes aguardando transferência, destaca-se um caso de uma mulher na Policlínica do George Américo que sofreu embolia e trombose venosa há quatro dias, e uma idosa com pneumonia na UPA, que espera há 11 dias a remoção para receber tratamento em um local de alta complexidade. O Sistema de Regulação Estadual, utilizado para a distribuição de vagas em unidades públicas hospitalares, prioriza critérios de gravidade em detrimento da proximidade, visando democratizar o acesso à assistência médica.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.