27 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Saiba como solicitar vaga nas escolas estaduais de forma on-line

Foto: Claudionor Jr

Você sabia que pode fazer a sua matrícula ou transferência para uma escola estadual sem sair de casa? Isso mesmo, o Governo do Estado oferece uma forma fácil, rápida e segura de garantir a sua vaga na rede pública de ensino, através do portal “ba.gov.br”. Neste post, vamos explicar como funciona esse serviço e quais são os passos que você deve seguir. Confira!

O que é a matrícula on-line?

A matrícula on-line é um serviço que permite aos estudantes ou seus responsáveis solicitar a vaga ou transferência para outra escola estadual pela internet, usando apenas um computador, tablet ou celular. Assim, você não precisa enfrentar filas ou se deslocar até a unidade escolar, economizando tempo e dinheiro.

Como fazer a matrícula on-line?

Para fazer a matrícula on-line, você precisa acessar o portal “ba.gov.br” e criar o seu cadastro, informando os dados do estudante (CPF/e-mail e senha). Depois de confirmar o seu cadastro pelo e-mail enviado pelo portal, você deve escolher um dos serviços disponíveis: Solicitar Nova Matrícula Para Estudantes da Rede Estadual; Matrícula Nova Estudante PCD na Rede Estadual de Ensino ou Solicitar Transferência Estudantes da Rede Pública Estadual. Fique atento ao cronograma de matrícula, pois cada serviço tem uma data específica para ser realizado.

Ao clicar no botão “SOLICITAR”, você será redirecionado para a tela de solicitação de matrícula e/ou transferência na rede estadual de ensino, onde deverá preencher as informações de dados pessoais e escolher a unidade escolar que deseja ingressar ou ser transferido. Pronto! Você receberá uma confirmação da sua solicitação e poderá acompanhar o status dela pelo portal.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)

Para maiores detalhes da sua solicitação de matrícula ou transferência, consulte o Guia Rápido da Matrícula 2024.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.