A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (22) o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra seis investigados por suposta participação em uma tentativa de golpe em 2022. Os acusados fariam parte do chamado “núcleo 2”, suspeito de atuar para manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder de maneira ilegítima.
O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões para o julgamento: manhã e tarde da terça-feira e, se necessário, a manhã da quarta-feira (23). O processo será aberto com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, seguida da sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Cada um dos advogados de defesa terá até 15 minutos para apresentar seus argumentos, com ordem definida previamente por Zanin. A sessão será decisiva para determinar se os acusados passarão a responder criminalmente, com a abertura de ações penais.
Caso a denúncia seja aceita pelo colegiado, os seis investigados se tornarão réus por participação em uma trama golpista que vem sendo desvendada em diferentes frentes de investigação desde o fim das eleições de 2022. O julgamento é considerado um dos mais importantes do ano no STF.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Lauro de Freitas em alerta após 149 mm de chuva
Bolsonaro tem alta após três semanas internado por obstrução intestinal
Dia do Trabalhador reúne atletas e torcedores em São Sebastião