Bahia Política

Sem meias verdades

STF julga denúncia contra acusados de trama golpista

Foto: Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (22) o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra seis investigados por suposta participação em uma tentativa de golpe em 2022. Os acusados fariam parte do chamado “núcleo 2”, suspeito de atuar para manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder de maneira ilegítima.

O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões para o julgamento: manhã e tarde da terça-feira e, se necessário, a manhã da quarta-feira (23). O processo será aberto com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, seguida da sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Cada um dos advogados de defesa terá até 15 minutos para apresentar seus argumentos, com ordem definida previamente por Zanin. A sessão será decisiva para determinar se os acusados passarão a responder criminalmente, com a abertura de ações penais.

Caso a denúncia seja aceita pelo colegiado, os seis investigados se tornarão réus por participação em uma trama golpista que vem sendo desvendada em diferentes frentes de investigação desde o fim das eleições de 2022. O julgamento é considerado um dos mais importantes do ano no STF.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.