Bahia Política

Sem meias verdades

STF suspende julgamento de habeas corpus de Robinho

Foto: Reuters / Andres Stapff

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-jogador Robinho. Com isso, o processo fica sem previsão de retomada. A defesa tenta reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou a sentença da Justiça italiana e determinou a prisão imediata do ex-atleta.

Condenado na Itália a nove anos de prisão pelo estupro de uma mulher em uma boate de Milão, em 2013, Robinho teve a pena reconhecida pela Justiça brasileira no ano passado. Até o momento, os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes votaram para manter a decisão do STF que confirmou a execução da pena no Brasil. Para Fux, não há irregularidades na decisão do tribunal.

O ex-jogador cumpre pena no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, conhecido por abrigar presos de casos de grande repercussão. Segundo o ministro Fux, a defesa tenta rediscutir um tema já analisado pelo plenário do STF, o que não seria possível por meio do habeas corpus.

Com a suspensão do julgamento, a situação de Robinho permanece inalterada até que o STF volte a analisar o caso. O ex-atacante aguarda a decisão que poderá definir se ele continuará preso no Brasil ou se haverá alguma mudança na execução da pena determinada pela Justiça italiana.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.