O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou, neste domingo (23), pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. Com isso, já são quatro votos favoráveis à cassação da parlamentar, seguindo o entendimento do relator Gilmar Mendes. Os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia também acompanharam o relator.
Zambelli tornou-se ré no STF em agosto de 2023, após ser flagrada perseguindo o jornalista Luan Araújo pelas ruas de São Paulo com uma arma em punho, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. Flávio Dino destacou que a conduta da deputada representou uma ameaça grave a um cidadão comum, colocando sua vida em risco. Outros sete ministros ainda devem votar no plenário virtual até 28 de março, e, caso condenada, Zambelli poderá cumprir cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto.
A defesa da deputada, representada pelo advogado Daniel Bialski, criticou o processo e alegou cerceamento de defesa, já que a parlamentar não pôde fazer sustentação oral no julgamento. Em nota, Bialski afirmou que a substituição desse direito por um vídeo enviado não garante que os ministros assistiram à argumentação.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Academia Pública de São Francisco do Conde será reaberta
Limpec abre cadastro para catadores atuarem no Camaforró 2025
Semiárido esquecido, diz ACM Neto em evento