11 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

Gilmar Mendes determinação de afastamento de Adolfo Menezes

Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) classificou como “surpreendente” a rapidez da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que determinou o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Menezes havia sido reeleito no último dia 3 para seu terceiro mandato consecutivo à frente do Legislativo estadual, o que foi questionado pelo parlamentar do PSOL com base na jurisprudência do STF, que veda uma segunda reeleição consecutiva para cargos da Mesa Diretora.

Durante conversa com a imprensa nesta terça-feira (11), Hilton Coelho destacou que já havia programado uma viagem a Brasília para reforçar, junto à cúpula do PSOL da Bahia, os argumentos da ação apresentada inicialmente ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No entanto, a resposta do STF veio antes do previsto. “Nos surpreendeu positivamente. O nosso pedido poderia gerar alguma polêmica ou disputa de teses, mas isso não aconteceu. A gente deu entrada na Reclamação Constitucional na sexta-feira e, na segunda-feira, a decisão saiu”, afirmou.

A expectativa do deputado é que o afastamento de Adolfo Menezes seja definitivo e que o STF determine um prazo para a realização de novas eleições para a Mesa Diretora da AL-BA no biênio 2025-2027. A decisão tem impacto direto na política baiana e abre caminho para uma nova disputa pelo comando do Legislativo estadual.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.