Bahia Política

Sem meias verdades

STF proíbe celulares em julgamento do ‘núcleo 2’

Foto: Antonio Augusto/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a entrada de celulares durante o julgamento do “núcleo 2” do suposto plano de golpe investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A medida, adotada nesta terça-feira (22), exige que todas as pessoas autorizadas a entrar no plenário da Primeira Turma entreguem seus dispositivos, que são lacrados em sacos plásticos pela equipe de segurança da Corte.

A decisão busca evitar a repetição do que ocorreu no julgamento do “núcleo 1”, quando imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo com proibição expressa do STF, foram feitas e divulgadas. Na ocasião, o advogado Sebastião Coelho também tentou entrar sem credenciamento e filmou sua discussão com seguranças, gerando um episódio polêmico que terminou com voz de prisão e posterior liberação.

O STF reforçou que a restrição tem o objetivo de controlar a circulação de imagens dentro da Primeira Turma. Um dos alvos do julgamento desta terça, o ex-assessor Filipe Martins, foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de usar celular durante a sessão, sob risco de ter suas medidas cautelares convertidas em prisão.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.