27 de fevereiro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Wagner dá parecer favorável à indicação de Gonet à PGR

Foto; Antonio Augusto/TSE

Nesta terça-feira (5/12), o senador Jaques Wagner (PT-BA), relator da indicação do subprocurador Paulo Gonet para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR), apresentou um parecer favorável ao nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento, com quatro páginas, será analisado pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na reunião agendada para amanhã, 6 de dezembro, como parte da preparação para a sabatina que está programada para o dia 13.

O relatório de Wagner resume o currículo de Gonet, abordando sua trajetória acadêmica e profissional, e destaca obras publicadas pelo subprocurador, incluindo um livro escrito em parceria com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que foi premiado na categoria de livros jurídicos no Jabuti.

No parecer, Wagner avalia que o indicado apresentou todas as declarações e certidões requeridas, destacando a argumentação escrita de Gonet que, segundo o relator, demonstra “experiência profissional, formação técnica adequada e afinidade intelectual e moral” para o cargo de Procurador-Geral da República.

A indicação de Gonet foi feita por Lula em 27 de novembro e ele era um dos favoritos para substituir Augusto Aras, que encerrou seu mandato em setembro. O subprocurador contou com o apoio dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, este último já tendo sido sócio de Gonet.

Vale destacar que Jaques Wagner, além de relator, é líder do governo no Senado. No final de novembro, ele se envolveu em uma polêmica ao votar a favor da PEC que limita as decisões monocráticas, gerando críticas por parte de ministros do Supremo. Wagner posteriormente pediu desculpas, esclarecendo que não teve a intenção de afrontar a Corte.

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.