Open Popup
Home Blog

Dias D’Ávila – Moradores da Concórdia sofrem mais uma vez com o abandono da prefeitura

Foto: Bahia Política

O Repórter César Augusto foi até o bairro da Concórdia; na rua das Palmeiras o abandono da prefeitura é total, confira a reportagem;

 

Em reta final, Trump e Biden levam luta eleitoral à decisiva Flórida


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata, Joe Biden, falarão a apoiadores nesta quinta-feira (29) no Estado-chave da Flórida, visitando a mesma cidade com horas de intervalo e explicitando suas abordagens contrastantes para a pandemia ressurgente de coronavírus.

Pesquisas de opinião mostram Biden com uma vantagem considerável nacionalmente, mas esta dianteira é menor nos Estados cruciais. Uma sondagem Reuters/Ipsos divulgada na quarta-feira apontou que Trump está em um empate virtual com Biden na Flórida — 49% dizem que votarão em Biden e 47% no presidente.

Com seus 29 votos eleitorais, o Estado é um grande prêmio na eleição da próxima terça-feira.

Trump realizará um comício ao ar livre em Tampa. Milhares de pessoas se reuniram em comícios recentes do republicano, muitas delas sem máscaras, apesar das recomendações de saúde pública.

Em contraste, o comício que Biden realizará mais tarde em Tampa será no formato de drive-in, no qual os espectadores permanecem em seus carros. Ele tinha um evento semelhante agendado mais cedo no condado de Broward, no sul da Flórida.

A pandemia que causou uma reviravolta na vida de todo o país, matando mais de 227 mil pessoas e tirando milhões de empregos, está voltando com força nas vésperas da eleição.

Nesta semana, Trump refutou diversas vezes a ameaça da pandemia, afirmando que seus rivais e a mídia noticiosa pararão de lhe dar atenção após a eleição, ao mesmo tempo em que líderes da Europa correm para reagir ao ressurgimento da doença naquele continente.



Fonte

Rui avalia dar férias coletivas para professores em novembro antes do retorno das aulas

Foto: Lucas Arraz/ Bahia Notícias

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (29) que avalia dar férias coletivas aos professores da rede estadual de ensino em novembro para promover a retomada as aulas presenciais, sem interrupção, entre dezembro e janeiro.

Publicidade – Duas lojas em Barra do Pojuca, loja no Alto da Cruz e no Jardim Limoeiro em Camaçari.

A medida, cuja viabilidade é estudada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), faz parte do calendário de volta às atividades escolares que tem sido preparado pelo governo baiano. Segundo Rui, a previsão é de que as aulas para os ensinos médio e fundamental sejam retomadas apenas após as eleições de novembro, mas ainda não há prazo para isto.

“Estamos avaliando, eventualmente, colocar os professores em férias coletivas em novembro para que, uma vez retomando lá na frente, a gente possa seguir direto. Eu solicitei à PGE que faça esse estudo para que, se for o caso, colocar todos da rede estadual em férias coletivas em novembro e, se as condições puderem, a gente retorna em dezembro ou janeiro sem interrupção”, explicou o petista, em entrevista coletiva após viagem de teste para uso de ônibus elétrico no Subúrbio soteropolitano.

Ele ainda explicou por que as aulas para o ensino médio e fundamental só devem voltar após as eleições e voltou a dizer que o ensino superior será o primeiro autorizado a retornar às atividades presenciais. Neste último caso, cada universidade terá autonomia para construir seu calendário.

“Vamos liberar o de ensino superior primeiro, para fazer o retorno gradual. Não queremos misturar esse momento de aglomeração eleitoral com retorno às aulas de outros grupos. Estamos muito preocupados com essas aglomerações e não queremos contaminar um eventual retorno às aulas com eventual processo de contaminação das aglomerações eleitorais”, argumentou.

Rui Costa vem para Camaçari anunciar Correria Dobrada com Ivoneide Caetano

Arte: Bahia Política

Ivoneide Caetano, candidata à Prefeitura, e Rui Costa, governador da Bahia, farão uma carreata pelas ruas de Camaçari. O evento, que contará com a participação de todos os candidatos da Coligação Camaçari pra quem vive aqui, reafirmará a parceria entre os dois. A atividade acontece na próxima sexta-feira (30/10), às 14h, com concentração na Avenida Jorge Amado. A comitiva deve percorrer os principais pontos da sede do município.

Publicidade

Rui Costa é um dos principais apoiadores da candidatura da petista, cujo apoio já foi exaltado em inúmeras oportunidades.

“Tenho certeza que aqui em Camaçari a correria será dobrada. Rui representa o 13 que fez e faz muito por nossa cidade. Com seu apoio, quando eleita, vamos conversar diariamente, e ver como poderemos avançar ainda mais, afinal nós dois queremos uma Camaçari destravada, que tenha empregos, tenha saúde para quem precisa, que respeite seu povo! Queremos fazer Camaçari Sorrir de novo”, pontuo Ivoneide Caetano.

Morre aos 61 anos Maria Angélica ex-prefeita de Antônio Cardoso

Foto: Reprodução/ Bahia na Política

Morreu na manhã desta quinta-feira (29), a ex-prefeita do município de Antônio Cardoso, Maria Angélica Lopes Carvalho, mais conhecida como Gel. Ela tinha 61 anos e foi prefeita de Antônio Cardoso em duas oportunidades. Maria Angélica estava internada em um hospital em Salvador.

Publicidade – Duas lojas em Barra do Pojuca, loja no Alto da Cruz e no Jardim Limoeiro em Camaçari.

Gel desistiu de disputar a prefeitura por conta de problemas de saúde, deixando sua filha, Lu de Gel (PP), como candidata. A ex-prefeita perdeu recentemente seu filho Ricardo Carvalho Moura, aos 46 anos, vítima de Covid 19. O corpo de Maria Angélica será velado na Câmara Municipal de Antônio Cardoso. O local e horário do sepultamento ainda foram definidos.

Em atualização…

Candidatos a prefeitura de Salvador participam de Sabatina sobre Segurança Pública na próxima sexta-feira

Foto: Ascom/ Irdeb

Na próxima sexta-feira (30), as 19h, acontece a ‘Sabatina: Segurança Pública em Salvador’ com o objetivo de proporcionar aos candidatos e as candidatas à prefeitura de Salvador apresentarem suas propostas de governo para o município na área de Segurança Pública e Justiça Criminal. Todos os nove postulantes ao Palácio Thomé de Souza foram convidados pelo Fórum Popular de Segurança Pública da Bahia (FPSP-BA) e a Rede Justiça Criminal (RJC).

Publicidade

A mediação será virtual, sem confronto entre os postulantes, com transmissão, no canal do Youtube do FPSP-BA, e será dividido em 03 momentos: A/o candidata/o terá 04 minutos para apresentar as propostas de Programa vinculadas a Temática da Segurança Pública e Justiça Criminal ; A/o candidata/o terá 03 minutos para responder a uma das perguntas pré-formuladas da campanha selecionada através de sorteio e o/a candidata/o terá 03 minutos para responder a uma pergunta encaminhada pelo público no chat da transmissão e mediada pela equipe organizadora.

O evento faz parte da Campanha #EleiçõesSemTruque, que visa qualificar a discussão sobre segurança e justiça, em particular neste ano de eleições, prevenindo o senso comum em torno da pauta e destacando que a violência não acaba em um passe de mágica. Os postulantes poderão apresentar as suas propostas relacionadas à temática, além de perguntas pré-formuladas que integram a Campanha Eleições Sem Truque e outra enviada pelo público.

A campanha #EleiçõesSemTruque aborda o papel do município na prevenção da violência e no acesso a direitos básicos, a crescente militarização da política, a importância de se ter políticas públicas embasadas por estudos científicos e com olhares transversais de raça, gênero e classe e a necessidade do diálogo com a sociedade para a elaboração de soluções efetivas e que respeitem os direitos humanos.

O intuito é munir eleitores e eleitoras de informações e questionamentos para que possam identificar propostas ilusionistas e com isso depositar seus votos e confiança em pessoas com propostas bem definidas e embasadas. A campanha foi lançada no dia 07 de outubro de 2020, e pode ser acessada no site da Rede Justiça Criminal. É possível ter acesso também a cartilha dessa ação.

A mesa de lançamento, realizada no dia 15 de outubro no canal do YouTube da Rede Justiça Criminal, contou a participação de: Cecília Olliveira, jornalista do The Intercept Brasil; Pablo Nunes, pesquisador da Rede Observatórios da Segurança e CESeC; Lídia Rodrigues, representante do Fórum de Segurança Pública do Ceará e do Nordeste; e mediação de Raull Santiago, integrante da Rede Justiça Criminal.

Sobre a Rede Justiça Criminal

Criada em 2010 com o objetivo de combater o uso abusivo da prisão provisória, a Rede Justiça Criminal (RJC) é uma rede de nove organizações que luta para reverter a lógica do encarceramento em massa e por um sistema de justiça não violador de direitos. A RJC acredita que a política criminal deve embasar-se em informações qualificadas para a construção de um diagnóstico mais preciso que permita implantar soluções adaptadas, identificar gargalos e propor ações corretivas.

Para isso, a Rede desenvolve um intenso trabalho de incidência política, buscando diversificar e inovar em sua atuação. As estratégias buscam mobilizar a opinião pública, a imprensa, a academia, a sociedade civil e outros atores para incidir de maneira mais eficaz sobre o poder público, último responsável pela efetivação das garantias fundamentais e por promover mudanças positivas no sistema de justiça brasileiro.

Sobre o Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste

O Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste é uma articulação da Sociedade Civil que reúne movimentos sociais, núcleos de pesquisa, coletivos e organizações comunitárias, com o objetivo de fomentar e incidir sobre o debate das políticas públicas de segurança, de maneira popular, a partir das especificidades da Região Nordeste, que compartilha uma realidade de aumento progressivo da violência letal e intensificação da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.

Atualmente conta com pontos focais em cinco dos nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Fórum têm como princípios: Direitos Humanos no centro da concepção de segurança pública; Participação popular e auto-organização; Antimachismo e Antirracismo; a garantia da diversidade sexual e a garantia da diversidade religiosa.

TSE aprova pedidos de força federal nas eleições para estados


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje (29), pedidos dos estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins para que as Forças Armadas auxiliem as forças de segurança locais a garantir, em diferentes cidades, o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro. A relação dos municípios que receberão os militares ainda não foi divulgada. 

Apresentados pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as solicitações de apoio das forças federais visam a “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.

“A meu ver, estão preenchidos os requisitos da resolução específica e estou deferindo os pedidos”, disse Barroso durante a sessão plenária desta manhã. De acordo com o ministro, os governadores de Alagoas (Renan Filho); Amazonas (Wilson Lima); Mato Grosso (Mauro Mendes) e do Tocantins (Mauro Carlesse) manifestaram-se favoravelmente ao envio das Forças Armadas.

Ao pedir ao TSE que autorize a presença de forças federais para garantir a segurança do processo eleitoral, cada TRE deve indicar as localidades onde a atuação militar se faz necessária, apontando fatos e circunstâncias que justifiquem o receio de perturbação das atividades. Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE é encaminhada ao Ministério da Defesa, responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

Até a semana passada, seis estados tinham solicitado a presença da força federal: Acre, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. 

Nesta terça-feira (27), os ministros do TSE já haviam decidido LINK 1  , por unanimidade, acatar os pedidos de apoio para 348 localidades de sete estados: Acre (20 municípios); Amazonas (31 municípios); Maranhão (98 municípios); Mato Grosso (6 municípios); Pará (72 municípios); Rio Grande do Norte (114 municípios) e Tocantins (7 municípios). Entre as cidades que receberão forças federais estão duas capitais, Rio Branco (AC) e São Luís (MA).



Fonte

Alphaville: Advogado de idoso rechaça domiciliar e pede internação em clínica particular

Foto: Reprodução/ Internet

O advogado do idoso de 82 anos, acusado de matar a mulher no condomínio Alphaville, em Salvador, continua contrário ao pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (TJ-BA) de conversão da prisão preventiva em domiciliar, e peticionou, nesta quinta-feira (29), perante o 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri requerendo a internação do suspeito em uma clínica particular.

Publicidade

Para a defesa, não se trata de um caso de segurança pública, mas, sim, de saúde e, como já houve a internação do idoso no Hospital de Custódia e Tratamento, solicitou a substituição da “cautelar já aplicada para que o acusado seja internado em clínica particular que tenha o suporte adequado ao atendimento hospitalar psiquiátrico é a medida justa”.

O advogado ainda afirmou que, sendo necessário, pode ser exigido que “o comparecimento periódico [do idoso] em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades”.

“Nada impede que Vossa Excelência converta a cautelar de interação pelo comparecimento periódico em juízo para informar e justificar atividades, no intuito de que o acusado possa, então, ser internado em estabelecimento análogo ao disponibilizado pelo Estado”, continuou.

E acrescentou: “Assim, Excelência, mostra-se totalmente equivocada o parecer ministerial quando aponta mais benéfica a medida prisional substituída pela prisão domiciliar, quando, na verdade, o idoso inimputável, ora acusado, necessita de tratamento, não de medida prisional”.

Ainda nesta quinta-feira (29), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) peticiou perante o juízo responsável pelo caso, apresentando algumas perguntas sobre a situação de saúde do idoso acusado de matar a mulher em Salvador.

Entre os questionamento, o órgão quer saber há quanto tempo o acusado é portador de doença mental e quais são os sintomas; se ele era capaz ou incapaz de entender o ato supostamente praticado contra a mulher; se apresenta risco à sociedade; e qual o tratamento indicado para o caso de saúde ele.

A juíza Gelzi Maria Almeida Souza manteve, nesta quarta (28), a internação do idoso no Hospital de Custódia e Tratamento do Estado da Bahia até que seja produzido, em até 45 dias, novo exame de sanidade mental. No mesmo ato, ela decretou incidente de insanidade mental no processo para que sejam comprovados os diagnósticos apresentados pela defesa da condição dele de inimputável.

Bolsonaro e Tarcísio de Freitas visitam obras da BR-135, no Maranhão


O presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, visitaram hoje as obras de duplicação da BR-135, no Maranhão. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acompanharam a visita.

A obras para melhorar as condições de trafegabilidade na BR-135/MA, única via terrestre de entrada e saída da capital, São Luís, é uma das prioridades do governo federal. 

Além da duplicação, o DNIT realiza uma série de obras de recuperação da rodovia, entre a capital do estado e a cidade de Bacabeira.

Veja a íntegra da transmissão



Fonte

CNI diz que setores mais otimistas são os de borracha e metalurgia


O Índice de Confiança do Empresário (Icei), edição de outubro, registrou alta em todos os 30 setores analisados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com setembro, houve aumento em 13 setores industriais e recuo em 16.

O setor que teve maior pontuação foi o de produtos de borracha (64,8 pontos), seguido por metalurgia (64,5); produtos de minerais não metálicos (64,1); e produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos (64).

Segundo pesquisa da CNI, os setores com menor confiança foram os de biocombustíveis (54 pontos); obras de infraestrutura (54,3); equipamentos de informática, produtos eletrônicos e outros (56,7); couros e artefatos de couro (57,4); e produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (57,4).

O Icei varia de zero a 100 pontos. Quando acima de 50 pontos, ele indica confiança por parte do empresariado. Quanto maior for o índice, maior a confiança do setor.

Comparação

Os setores que apresentaram maior alta, na comparação com o levantamento anterior, foram os da indústria extrativa, que aumentou 3,8 pontos, atingindo 63,7; produtos de metal (alta de 3,4 pontos, chegando a 64); e o de impressão e reprodução de gravações, que cresceu 3 pontos, chegando a 58,6 pontos.

Já as maiores quedas ficaram com os setores de equipamentos de informática, que declinou 6,3 pontos; o de biocombustíveis (queda de 4,6 pontos); e o de produtos de material plástico, que apresentou queda de 3,9 pontos, ficando com 61,1 pontos.



Fonte