Moraes recusa apoio do governo Lula contra sanção de Trump

Foto: Divulgação / TSE

O ministro Alexandre de Moraes Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou ao governo Lula que, por enquanto, não deseja que a Advocacia-Geral da União (AGU) o represente na Justiça dos Estados Unidos contra a sanção imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump. A medida foi baseada na chamada Lei Magnitsky, que prevê punições a autoridades acusadas de violar direitos humanos ou envolver-se em atos de corrupção.

A decisão de Moraes foi anunciada durante um jantar no Palácio da Alvorada, na quinta-feira (31), com a presença do presidente Lula, ministros do STF e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Embora tenha agradecido o apoio, Moraes afirmou que não pretende estabelecer confronto com os EUA neste momento e se disse tranquilo em relação aos efeitos das sanções.

A AGU estava preparada para atuar em sua defesa, após articulação feita em uma reunião reservada entre Lula e ministros do Supremo na noite anterior. A proposta do governo foi vista como um gesto de alinhamento institucional diante do contexto político internacional e das pressões relacionadas aos desdobramentos do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar de recusar a ajuda neste momento, Moraes não descartou uma eventual atuação internacional futura em sua defesa. Ele também garantiu que continuará exercendo normalmente suas funções no STF, independentemente das sanções impostas por Trump.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.