Bahia Política

Sem meias verdades

STF define nova data para julgamento do núcleo 3 da trama golpista em maio

Foto: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) remarcou para os dias 20 e 21 de maio o início do julgamento do núcleo 3 da trama golpista que ocorreu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente agendado para os dias 8 e 9 de abril, o julgamento foi reagendado pelo presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin. Esse núcleo envolve 11 militares do Exército e um policial federal, acusados de planejar ações táticas para efetivar o golpe.

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que afirma que o grupo, composto por altos oficiais do Exército e um agente da Polícia Federal, articulava para garantir a permanência ilegítima de Bolsonaro no poder. Entre os acusados estão nomes como os coronéis Bernardo Romão Correa Netto, Fabrício Moreira de Bastos, Hélio Ferreira, e outros oficiais de alta patente, incluindo um policial federal, Wladimir Matos Soares.

O julgamento será realizado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator da denúncia), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, os acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF.

Até o momento, o julgamento do núcleo 1 já ocorreu, com o ex-presidente Bolsonaro e outros sete acusados tornando-se réus. O julgamento do núcleo 2 está marcado para os dias 29 e 30 de abril, enquanto o núcleo 4 será julgado nos dias 6 e 7 de maio, com foco em ações de desinformação e ataques virtuais relacionados ao processo eleitoral de 2022.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.