Bahia Política

Sem meias verdades

STF marca julgamento de Zambelli por invasão ao CNJ

Foto: Marcos Corrêa / PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti, acusados de invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. A análise do caso ocorrerá entre os dias 9 e 16 de maio, no plenário virtual da Primeira Turma da Corte.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli teria atuado como mentora intelectual da emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, com execução a cargo de Delgatti, que confessou o crime. A PGR defende a condenação de ambos, alegando que os atos atentaram contra a segurança do Poder Judiciário.

Carla Zambelli, por sua vez, nega ter solicitado a invasão ou ter ordenado qualquer ação ao hacker. Ela e Delgatti tornaram-se réus em maio de 2024, após os ministros da Primeira Turma do STF aceitarem, por unanimidade, a denúncia apresentada pela PGR.

Além desse processo, a deputada já foi condenada em outra ação no Supremo por porte ilegal de arma e constrangimento com uso de arma de fogo. Agora, a Corte irá decidir se ela será considerada culpada também pela tentativa de fraude contra o CNJ.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.