30 de junho de 2022

Bahia Política

Sem Meias Verdades

PF flagra deputado do PL com maços de dinheiro de suposto desvio de emendas parlamentares

Foto; Divulgação/ Câmara dos Deputados

A Polícia Federal flagrou, em imagens gravadas, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL-MA) carregando caixas com maços de dinheiro em seu escritório, que fica em São Luís (MA).

De acordo com o Globo, a PF suspeita que o montante seja proveniente de desvios de emendas parlamentares. Toda a ação foi autorizada em outubro do ano passado, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, e integrou a Operação Descalabro.

Maranhãozinho participou, na última quarta-feira (1°), da cerimônia de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL e circulou pelo evento na companhia do presidente nacional do partido, o ex-deputado Valdemar Costa Neto.

As investigações da PF apontam que o esquema envolvia prefeituras do Maranhão sendo beneficiadas com o repasse de emendas e contratando empresas ligadas a Maranhãozinho para efetuar o desvio dos recursos.

Com a suspeita, a Polícia Federal instalou câmeras e equipamentos de escuta no escritório do deputado. Além das imagens, foram captados diálogos sobre entregas de dinheiro. E um deles, o deputado entrega uma caixa a um aliado e diz: “tem 250 aí”. (BNews)