
Santo Amaro promoveu na última quinta-feira (13/8/26), o evento “Ser Homem Também É Proteger”, como parte da programação do Agosto Lilás. A atividade ocorreu na Câmara Municipal e reuniu autoridades, representantes da rede de proteção às mulheres, Polícia Militar e Ministério Público. O encontro destacou, sobretudo, a importância da participação masculina na prevenção e no combate à violência contra a mulher.
Debate destaca papel dos homens
Durante o encontro, os participantes discutiram masculinidade, respeito e violência de gênero. Além disso, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Deise Lúcia, defendeu a participação dos homens nas ações de conscientização. Segundo ela, combater a violência exige responsabilidade coletiva. Enquanto isso, a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Camila Santana, destacou que o município mantém atividades durante todo o mês para ampliar o acesso às informações.
A tenente-coronel Roseli de Santana Ramos, comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM) da Polícia Militar da Bahia, também participou da programação. Em sua fala, ela reforçou a necessidade de conscientização e autorreflexão entre os homens. Além disso, abordou temas como violência doméstica, violência familiar e feminicídio. Dessa forma, o debate buscou estimular atitudes de respeito e proteção às mulheres.
Programação segue durante agosto
O Ministério Público da Bahia também esteve representado pelo promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair. Durante a atividade, ele ressaltou a importância de sensibilizar os homens para a preservação da integridade física e psicológica das mulheres. Por isso, o encontro ampliou o diálogo entre poder público e instituições que atuam na rede de proteção.
Instituído nacionalmente pela Lei nº 14.448/2022, o Agosto Lilás promove ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Em Santo Amaro, a programação inclui palestras e outras atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e pelo CRAM. Assim, o município busca ampliar o debate e levar informações sobre prevenção e proteção para diferentes públicos ao longo do mês.

Seja o primeiro a comentar