Morre o ex-presidente do TJBA, desembargador Gesivaldo Britto

Morre o desembargador Gesivaldo Britto, ex-presidente do TJ-BA; magistrado atuou à frente da Corte baiana e enfrentou investigação da Operação Faroeste.

Foto: Reprodução

O desembargador Gesivaldo Britto, que já presidiu o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), faleceu na manhã de hoje (17). Ele se destacou na magistratura baiana e, ao longo de sua carreira, exerceu funções de alto nível no Judiciário estadual. Agora, a instituição e a comunidade jurídica expressam pesar pela perda.

Durante seu mandato à frente do TJ-BA, Britto buscou dar celeridade às demandas da Corte, em um cenário de recursos humanos restritos e alta carga processual. Tribunal de Contas do Estado da Bahia Contudo, sua trajetória também foi marcada por controvérsias. Ele chegou a ser afastado das funções em 2019, no âmbito da Operação Faroeste, que investiga suspeitas de venda de decisões judiciais ligadas à grilagem de terras no oeste do estado.

Em outubro de 2021, o tribunal concedeu sua aposentadoria compulsória, por ter completado 75 anos. Embora o momento seja de reflexão sobre sua carreira e legado, fica o registro da relevância de sua atuação no sistema de justiça da Bahia e das questões que acompanharam sua trajetória.

Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram.