
A Polícia Federal apreendeu R$ 400 mil em espécie e prendeu dois homens durante uma abordagem realizada nesta terça-feira (30), no município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. A ação integra uma investigação que apura lavagem de dinheiro ligada ao desvio de recursos públicos federais.
Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram versões contraditórias sobre a origem do dinheiro. Além disso, não conseguiram justificar por que o montante não foi movimentado pelo sistema bancário. Para os investigadores, a conduta reforça indícios de tentativa de ocultar a origem ilícita dos valores.
Segundo a PF, o caso está ligado a um inquérito que investiga um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações e desviar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, destinadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. A apuração indica que empresas ligadas ao esquema teriam obtido contratos com municípios cearenses por meio de direcionamento ilegal de processos licitatórios.
Um dos presos já era monitorado pela Polícia Federal por envolvimento direto na lavagem dos recursos, com registros de saques frequentes em grandes quantias. A PF avalia que o transporte de dinheiro em espécie foi usado para dificultar o rastreamento financeiro. Os detidos poderão responder por lavagem de dinheiro, associação criminosa, fraude em licitações e desvio de recursos públicos.
Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram.

Seja o primeiro a comentar