Tarifa chinesa não preocupa setor de carne, diz Fávaro

Ministro Carlos Fávaro diz que tarifa extra da China sobre carne bovina não preocupa e destaca abertura de novos mercados pelo Brasil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (31) que não considera preocupante a decisão da China de aplicar uma tarifa adicional de 55% sobre as importações de carne bovina que ultrapassarem as cotas estabelecidas para países fornecedores, como o Brasil.

Segundo Fávaro, o país se preparou para enfrentar eventuais impactos comerciais ao ampliar sua presença no mercado internacional. Durante entrevista à TV Globo, o ministro destacou que, no governo do presidente Lula, o Brasil abriu 20 novos mercados para a carne bovina e expandiu acordos já existentes em diferentes regiões do mundo.

Além disso, o ministro explicou que a medida chinesa não representa discriminação contra o Brasil. De acordo com ele, o governo chinês vinha estruturando, há pelo menos um ano, uma política de salvaguarda para proteger sua produção interna, por meio da aplicação de tarifas a diversos países exportadores.

Por fim, Fávaro ressaltou que o volume exportado pelo Brasil está próximo do limite da cota estabelecida pela China, fixada em 1,106 milhão de toneladas. Assim, na avaliação do governo, o país mantém uma posição relativamente segura para absorver possíveis oscilações no comércio internacional de carne bovina.

Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*