Desaprovação de Lula sobe para 49%, aponta Quaest

Pesquisa mostra aumento da avaliação negativa do governo federal.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 49%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (13/05/2026). Enquanto isso, 46% dos entrevistados afirmaram aprovar a gestão federal. O levantamento mostra ainda um cenário de equilíbrio, mas com avanço da avaliação negativa do governo.

Além disso, a pesquisa aponta que 39% dos brasileiros classificam a administração petista como “negativa”. Por outro lado, 34% consideram o governo “positivo”, enquanto 25% avaliam a gestão como “regular”. Outros 2% não souberam ou preferiram não responder. Dessa forma, os números indicam divisão na percepção dos eleitores sobre o Palácio do Planalto.

Detalhes da pesquisa

O instituto Quaest realizou as entrevistas entre os dias 8 e 11/05/2026. Ao todo, 2.004 pessoas com 16 anos ou mais participaram do levantamento em diferentes regiões do Brasil. Além disso, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Enquanto isso, o estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03598/2026. O levantamento custou R$ 433.255,92 e teve pagamento realizado pelo Banco Genial. Ainda assim, a pesquisa reforça o cenário de atenção para o governo federal diante do crescimento da desaprovação.

Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram. Ouça também a nossa Rádio Bahia Política.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*