Governo decreta emergência na BR-324 após cratera

Medida do Dnit busca agilizar as obras após técnicos identificarem danos em uma galeria subterrânea sob a rodovia.

Foto: Reprodução/PRF

O Governo Federal decretou situação de emergência no trecho da BR-324 atingido por uma cratera em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A decisão, anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na terça-feira (14/07/2026), permitirá acelerar a contratação de serviços e as obras para recuperar a rodovia.

Galeria subterrânea amplia gravidade

O problema começou em 7/07/2026, quando um grande buraco surgiu na pista e comprometeu o tráfego de veículos. Em seguida, equipes técnicas iniciaram as inspeções e constataram que os danos vão além da superfície. Além disso, os especialistas identificaram uma galeria subterrânea que transporta água a cerca de 22 metros de profundidade e possui aproximadamente 180 metros de extensão.

Siga agora nosso Instagram e fique por dentro das principais notícias.

Enquanto isso, o Dnit informou que a estrutura subterrânea exige uma intervenção mais complexa. Por isso, a decretação da emergência permitirá reduzir etapas burocráticas e agilizar a contratação das empresas responsáveis pela recuperação da área. Dessa forma, o órgão pretende iniciar os serviços com maior rapidez.

Obras devem acelerar recuperação

Ainda assim, o cronograma de recuperação dependerá da execução das obras e das avaliações técnicas realizadas durante a intervenção. No entanto, o objetivo do Dnit é restabelecer as condições normais de tráfego na BR-324 o mais rápido possível, garantindo mais segurança para motoristas e reduzindo os impactos na principal ligação entre Salvador e o interior da Bahia.

Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram. Ouça também a nossa Rádio Bahia Política.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*